Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projeto do Cefet/RJ que auxilia no combate a fraudes vence prêmio nacional
Início do conteúdo da página

Projeto do Cefet/RJ que auxilia no combate a fraudes vence prêmio nacional

Publicado: Terça, 16 de Setembro de 2025, 14h41 | Última atualização em Terça, 16 de Setembro de 2025, 17h24 | Acessos: 100

O professor do PPCIC e coordenador do projeto, Eduardo Bezerra (ao centro), e o estudante Vinícius Borges (à direita) receberam o Prêmio Inova, em Brasília

Uma iniciativa inovadora da Escola de Informática e Computação (EIC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ ganhou o primeiro lugar no Prêmio Inova, que reconhece a excelência de ações desenvolvidas nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A premiação ocorreu durante o Painel Telebrasil, o principal evento de telecomunicações do país, no dia 3 de setembro, em Brasília. 

O projeto Nemesis, coordenado pelo professor Eduardo Bezerra (PPCIC/EIC), desenvolveu um sistema que automatiza a análise de notas de empenho, com o objetivo de apoiar órgãos de controle no combate a irregularidades em compras públicas. “O sistema integra ciência de dados, inteligência artificial e transparência pública, sendo capaz de identificar padrões suspeitos em milhões de notas de empenho, sinalizar indícios de irregularidades – como fracionamento de despesas e sobrepreço – e priorizar investigações com maior eficácia, otimizando tempo e recursos. A nossa expectativa é que haja um aumento de desempenho de 70% no tempo de análise gasto pelos auditores”, explica Bezerra. 

O Nemesis tem como colaborador acadêmico o auditor do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Wellington Souza Amaral e alunos de graduação, pós-graduação e ex-alunos do Cefet/RJ. Desde a concepção até o projeto-piloto, nas etapas de modelagem, análise e testes da ferramenta, contribuíram com o desenvolvimento do software os egressos da EIC Augusto José Fonseca, Caio Seda e Ian McIntosh, atualmente cursando o mestrado do PPCIC, além do estudante do bacharelado em Ciência da Computação Vinícius Gonçalves Paraizo Borges, autor do trabalho de conclusão de curso que originou parte da solução premiada. 

Vinícius Borges foi o estudante que participou da cerimônia de premiação representando o Cefet/RJ com o professor Eduardo Bezerra. Para Borges, a oportunidade de apresentar o trabalho em um dos maiores painéis de inovação e conectividade do país, em contato direto com lideranças nacionais da área de tecnologia e gestão pública, foi uma experiência única e inovadora. Já o coordenador destaca o reconhecimento da relevância social e tecnológica do projeto dentro do cenário nacional de inovação. “É a confirmação de que a pesquisa acadêmica, quando aplicada a problemas concretos da sociedade, pode gerar impacto imediato e transformador”, conclui o professor.

 

Fim do conteúdo da página