Seleção unificada: Pequenos e médios municípios abrem vagas por todo o país
Estudantes de Medianeira, município a 580 quilômetros de Curitiba, podem  concorrer a 316 vagas em oito cursos de graduação que a Universidade  Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) abre naquela cidade. As vagas são  oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que recebe  inscrições até domingo, 19.
Entre os cursos  oferecidos pelo campus de Medianeira, quatro são da área de engenharia —  ambiental, de alimentos, de produção e elétrica. Assim como o município  paranaense, de 41,8 mil habitantes (dados do Censo de 2010), centenas  de cidades pequenas e médias do país abrem oportunidades de graduação em  instituições públicas por meio do Sisu. Das 27 unidades da Federação,  19 têm universidades ou institutos federais de educação, ciência e  tecnologia com oferta de vagas nesta edição da seleção unificada.
A  UFTPR é, entre todas as instituições públicas, a que abriu mais vagas  no processo seletivo para o segundo semestre de 2011. São 3.310,  distribuídas em campi de 12 cidades. O campus de Cornélio Procópio, a  440 quilômetros de Curitiba, é outro exemplo de oportunidade para  estudantes moradores de pequenas cidades. Lá, a UTFPR abriu 242 vagas em  seis cursos de graduação. A cidade tem 46,9 mil habitantes.
No  Ceará, o instituto federal, com sua política de interiorização dos  cursos, abriu 1.430 vagas em 44 cursos distribuídos entre 13 cidades. No  campus de Iguatu, município a 380 quilômetros de Fortaleza, o instituto  oferece 25 vagas no curso de irrigação e drenagem, 30 para licenciatura  em química (noturno) e 25 para o bacharelado em serviço social  (noturno). O município tem 96,5 mil habitantes.
Para o segundo  semestre deste ano, o Sisu abre 26.336 vagas, distribuídas entre 19  universidades federais e quatro estaduais, 23 institutos federais e dois  centros de educação federal e tecnológica. As inscrições devem ser  feitas até domingo, 19, pela internet. Para concorrer, o estudante  precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.
Todas as informações para a inscrição estão na página eletrônica do Sisu. 
Ionice Lorenzoni

Redes Sociais