A 25ª Edição do Prêmio Jovem Cientista é lançada em Brasília
Nesta segunda-feira (06/06), foi lançada a XXV Edição do Prêmio Jovem  Cientista na Universidade de Brasília (UnB). O evento contou com a  presença do reitor da universidade, José Geraldo de Sousa Junior , do  Diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais (DEHS/CNPq),  Guilherme Sales Soares de Azevedo de Melo, da representante da Fundação  Roberto Marinho, Márcia Pinto , da decana de Pesquisa e Pós-Grad uação  da UnB, Denise Bomtempo e da pesquisadora em Sustentabilidade em  Arquitetura e Urbanismo da UnB, Marta Adriana Bustos Romero.
Durante  o lançamento foram apresentadas às informações acerca do Prêmio, tais  como regulamento, linhas de pesquisa, premiação e como participar. Nesta  Edição, o tema visa reconhecer os pesquisadores e estudantes que estão  inovando para transformar as cidades brasileiras em ambientes mais  sustentáveis. O grande diferencial do PJC é que o tema geralmente é  multidisciplinar. O tema deste ano abrange tanto a área de antropologia,  como também as engenharias e inúmeras outras áreas. “Nós acreditamos  que as soluções para sustentabilidade das cidades podem e devem ser  construídas por pessoas com diferentes tipos de formação”, ressaltou  Márcia Pinto.
 
Já Guilherme Melo, contextualizou o cenário de  C&T no Brasil e pontuou a necessidade de despertar os jovens cada  vez mais cedo para a ciência. “Quanto mais cedo nós começarmos a  estimular os jovens a gostarem de fazer ciência, melhor será para a  sociedade. E para isso precisamos socializar cada vez mais a tecnologia,  melhorar a qualidade do ensino, distribuir melhor os recursos e incitar  os jovens a continuarem com seus estudos, ofertando ótimos cursos de  mestrado e doutorado”, afirmou.
O reitor da Unb, José Geraldo  disse ser uma honra conceder o espaço da Unb para o lançamento de tão  significante Prêmio e falou da importância de chamar a atenção dos  jovens para a responsabilidade social. “A busca de soluções para os  problemas que afetam nossa sociedade contemporânea precisa ser  valorizada e estimulada”, o reitor pontuou ainda a necessidade de  oportunizar o conhecimento para todas as pessoas, “precisamos formar em  nosso país uma rede de pensamento organizado, agregar diferentes linhas  de pensamento, com o intuito maior de oferecer a todos o acesso a  cidadania e a sustentabilidade”, destacou.
Ao final do lançamento  foi realizada a palestra “O desafio da construção de cidades  sustentáveis”, proferida pesquisadora em Sustentabilidade em Arquitetura  e Urbanismo da UNB, Marta Romero. Segundo ela, o futuro dependerá da  evolução das soluções urbanísticas, pois a qualidade de vida das pessoas  depende muito do processo de construção sustentável que se faz no  cenário das cidades.
 “O desenho pouco adequado das cidades,  degrada e altera os ambientes locais afetando assim as condições de vida  da população. Nesse sentido, precisamos criar cidades mais cívicas,  democráticas mesmo, integradas com o saneamento ambiental, comprometidas  com a tecnologia verde, seguras e principalmente atentas a inovações  que oportunizam melhores condições de vida para os moradores da  respectiva localidade. E para isso urge termos cada vez mais  comprometimento ambiental, pensando sempre na melhor forma de ocupação  do solo ou revitalização desta. E o prêmio jovem cientista vem fazendo  justamente isso, o de estimular mais e mais pessoas a usarem a  criatividade em prol de soluções que benéficas para o planeta ”,  concluiu Marta.
O Prêmio
O Prêmio Jovem  Cientista é uma iniciativa do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto  Marinho, a Gerdau e a GE. Quatro categorias são premiadas: Graduado,  Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, e Mérito  Institucional. Há ainda uma Menção Honrosa para um pesquisador com  título de doutor que tenha se destacado por sua trajetória na área  relacionada ao tema do prêmio.
Os orientadores das três  categorias e as escolas dos três classificados do Ensino Médio são  agraciados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de  aprendizagem. Na categoria Mérito Institucional serão premiadas duas  instituições, uma de ensino médio e outra de ensino superior, às quais  estiverem vinculados o maior número de trabalhos com mérito científico,  desenvolvidos por candidatos inscritos nas categorias Graduado,  Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio.
As  inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de agosto pela  internet ou pelos Correios. O regulamento completo do prêmio e a ficha  de inscrição estão disponíveis na página do Prêmio Jovem Cientista: www.jovemcientista.cnpq.br

Redes Sociais