Enade: Manual com orientações para realização de provas já pode ser consultado
Os envolvidos na realização do Exame Nacional de Desempenho dos  Estudantes (Enade) de 2011 já podem consultar o manual com as  orientações técnicas para a organização e realização das provas,  marcadas 6 de novembro, em todo o país. A publicação contém  recomendações a dirigentes de instituições de educação superior,  coordenadores de cursos e estudantes.
Para providenciar a  participação no Enade deste ano, as instituições de educação superior  devem indicar os cursos de graduação com base no enquadramento em áreas  de abrangência do exame. Em 2011, serão avaliados 26 cursos. O  enquadramento, pela internet, caberá ao procurador educacional  institucional, indicado pela própria instituição de ensino, e deve ser  feito a partir de segunda-feira, 6.
A inscrição  dos estudantes, em duas etapas, como nas edições passadas, também fica  sob a responsabilidade das instituições. No período de 20 a 30 próximos,  serão inscritos os estudantes em situação irregular — deveriam ter  feito as provas em anos anteriores, mas não foram inscritos ou não as  fizeram sem ter pedido dispensa. O desempenho desse grupo não será  considerado para o cálculo do conceito Enade — o conceito varia de 1 a 5  e avalia, de forma conjunta, o desempenho dos alunos ingressantes e  concluintes. A inscrição dos ingressantes e concluintes dos cursos  avaliados em 2011 está marcada para o período de 18 de julho a 19 de agosto. 
Assim  como a inscrição, a divulgação dos inscritos no Enade 2011 deve ser  feita pelas próprias instituições. A partir deste ano, no entanto, os  estudantes habilitados devem verificar a situação da inscrição na página  eletrônica do Inep, entre os dias 22 e 31 de agosto. Caso encontre  erro, o estudante deve notificar a instituição de ensino até 31 de agosto. 
Questionário — Os inscritos no Enade de 2011 responderão o Questionário do Estudante, que estará disponível na página do Inep de 7 de outubro a 6 de novembro.  
Este  ano, serão avaliados estudantes dos cursos de bacharelado em  arquitetura e urbanismo e engenharia; de bacharelado ou licenciatura em  biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia,  história, letras, matemática e química; de licenciatura em pedagogia,  educação física, artes visuais e música; de tecnólogo em alimentos,  construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção  industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação  mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e  saneamento ambiental. 
O enquadramento dos cursos, pelo  procurador educacional institucional indicado pela instituição de ensino  superior será feito na página eletrônica do Enade. O manual do exame está disponível para download. 
Assessoria de Imprensa do Inep
FONTE: http://portal.mec.gov.br

Redes Sociais