Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ lança Política de Qualidade de Vida no Trabalho
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ lança Política de Qualidade de Vida no Trabalho

Publicado: Quinta, 25 de Setembro de 2025, 13h50 | Última atualização em Quinta, 25 de Setembro de 2025, 13h55 | Acessos: 167

Foi aprovado no Conselho Diretor (CODIR), no mês de agosto, o regulamento que cria a Política de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) do Cefet/RJ. O documento norteia o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, fundamental na promoção de um ambiente ainda mais saudável e alinhado aos valores da instituição. O PQVT baseia-se em quatro eixos de atuação: Saúde, Condições de Trabalho, Organização do Trabalho e Relações Socioprofissionais.  

O Programa segue as diretrizes nacionais da Lei nº 14.681, de 18 de setembro de 2023, que dispõe sobre a criação de uma Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação. A norma visa estimular práticas que previnam o adoecimento e promovam a saúde integral e o bem-estar no trabalho de maneira sustentável, humanizada e duradoura. 

No Cefet/RJ, a condução da Política de Qualidade será de competência da Comissão Permanente Intersetorial. A representante da comissão Fernanda Ventura, assistente social, é uma das servidoras que participaram ativamente da construção do regulamento. Ela conta que as ações seguem com um diagnóstico interno, que inclui a análise dos indicadores institucionais de saúde e qualidade de vida e o mapeamento de demandas internas dos trabalhadores do Cefet/RJ, por meio de uma pesquisa com a comunidade. “A ideia é que esse diagnóstico nos permita conhecer as necessidades dos trabalhadores, articuladas com a missão institucional, o que a médio e a longo prazos contribui para o bem-estar permanente, e não apenas por ações pontuais”, explica Ventura. 

“A política norteia mais claramente qual é o nosso papel como instituição no sentido de cuidar das pessoas, mas também estabelece quais os direitos e deveres dentro das possibilidades de um ambiente de trabalho”, avalia o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Saldanha Motta. Para o diretor, este é um marco na construção de mecanismos de escuta e na busca por soluções para os desafios internos. “Esperamos que cada trabalhador se sinta acolhido e tenha prazer de estar no Cefet/RJ, em um ambiente seguro, inclusivo, saudável e respeitoso”, finaliza Motta.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página