Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex)

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 16h39 | Última atualização em Terça, 23 de Setembro de 2025, 20h37 | Acessos: 5923

SEPEX 2025

 

NAPNE MARACANÃ

NAPNE: um olhar sobre as diferenças

O NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas é um núcleo permanente que tem por finalidade garantir o acesso, a permanência e o sucesso escolar do estudante com necessidades educacionais específicas no Cefet/RJ. Reconhecer e valorizar as diferenças é um princípio fundamental para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, na qual todos os indivíduos, independentemente de suas características pessoais, culturais, físicas ou sociais, tenham garantido o direito à participação plena e equitativa. A promoção da inclusão implica a superação de práticas discriminatórias e a adoção de políticas que respeitem a diversidade como um valor essencial ao desenvolvimento social, político e econômico. Nesse contexto, a valorização das diferenças não apenas contribui para a justiça social, mas também enriquece o convívio coletivo, fomentando o respeito mútuo, a empatia e a cooperação entre os diversos grupos que compõem o tecido social.

Objetivo:

O objetivo geral deste estande é apresentar ao público algumas das necessidades específicas associadas a diferentes condições, tais como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a Deficiência Intelectual, entre outras. Ao proporcionar uma compreensão mais aprofundada sobre essas particularidades, busca-se contribuir para o reconhecimento de suas especificidades e para o aprimoramento das práticas sociais, educacionais e institucionais voltadas à sua inclusão. Compreender as diferentes necessidades específicas é essencial para promover estratégias mais adequadas de acolhimento, acessibilidade e participação, garantindo que os direitos dessas pessoas sejam respeitados e efetivamente implementados em todos os espaços sociais.

Organizadora:

Andreza Nora (Coordenadora do NAPNE-Maracanã e professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT)

________________________________________________________________________

 

NAPNE VALENÇA

Oficina

Braille: desvendando o mundo da deficiência visual

Comunicação
A Educação pelo sistema Braille se constitui em ferramenta de inclusão educacional e social, sendo uma forma de comunicação e em código que proporciona a leitura para o deficiente visual.

O conteúdo programático desenvolve temas relevantes e atuais, dentre os quais, destacamos:
Bases para conhecimento linguístico; Sistema de escrita tátil braille; Educação inclusiva e estimulação essencial; A leitura na deficiência visual; Inclusão educacional e novos desafios.

03 horas de duração
16/10 quinta-feira Manhã
16/10 quinta-feira Manhã

Organizadores

Leandro Fagundes Mançano
Servidor Cefet/RJ - Técnico Administrativo em Educação
Anita Bueno de Camargo Nunes
Servidor Cefet/RJ - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT)

Apresentadora:

Elenice Vasconcellos Gomes Alves (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Mediadora:

Valeria Leiroz de Novaes (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Fim do conteúdo da página